Close

26 de julho de 2016

Utilização do Álcool Isopropílico

Utilização do Álcool Isopropílico

Utilização do Álcool IsopropílicoO Álcool Isopropílico é indicado para limpeza de peças já usadas e depois ficaram algum tempo paradas ou algum componente.

O álcool elimina qualquer eletricidade estática do componente parado. Ex: Placa de vídeo, placa de rede, placa de som, memória, placa lógica de HD e etc.

É recomendado sempre de remover toda a poeira antes de aplicar o liquido.

Se tratando de alguma placa lógica, ex. placa mãe de computadores, que possua bateria,  antes de usar o Álcool Isopropílico retire a bateria, pois como o álcool é um líquido,  sem a retirada da bateria antes, você pode causar um pequeno curto.

Perguntas Frequentes

Por que usar Alcool Isopropilico Pizzani ou isopropanol e não etanol?

Teoricamente, etanol seria melhor para limpeza, pois como possui um ponto de ebulição mais baixo, evaporaria mais rapidamente.

O Etanol 99,5% tem 2 carbonos na sua cadeia molecular (nomenclatura ET) e tem uma baixa quantidade de água, menos 0,5%

Já o Isopropílico tem 3 carbonos (nomenclaturo PROP) e a posição do radical muda, e tem uma quantidade de água inferior a 0,03% e o grande diferêncial dele, é que não deixa resíduo na evaporação.

Mas então o que o alcool isopropilico Pizzani tem de melhor?

A pureza.
Durante o processo de produção do etanol, uma grande quantidade de água impura é deixada na solução. Não são impurezas convencionais mas uma grande quantidade de íons contaminantes.

Essas impurezas, aos poucos, vão causando a oxidação e corrosão dos metais presentes no que está se limpando.

Já no alcool isopropilico Pizzani, o processo de produção garante uma solução com baixos índices de contaminantes e, principalmente, pouquíssima água, visto que esse álcool é vendido na sua forma anidra (sem água).

A mesma regra é válida para outros produtos de limpeza, como óleo de banana, acetona (que além de tudo é capaz de dissolver plástico), benzina e outros derivados. Não use-os. Sempre prefira álcool isopropílico Pizzani.